domingo, 13 de fevereiro de 2011

Especial 89 anos da SAM- Semana de Arte Moderna- parte I


Olá queridos!!!
Conforme prometido, começa hoje um especial em homenagem aos 89 anos da SAM- Semana de Arte Moderna.
Para os que ainda não sabem,  a Semana de Arte Moderna, foi O evento revolucionário para a Arte no Brasil; (Veja o motivo aqui! ) Aconteceu nos dias 13,15 e 17 de de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal  em São Paulo. Mas, com certeza, este não foi um evento de uma semana só, ele foi O marco do que hoje se exprime como arte para nós.
A SAM representou uma renovação na linguagem, na forma de ver e pensar a arte, que antes era totalmente aos moldes portugueses, desprovido de qualquer característica nacional. Com ela veio uma nova forma de ver uma pintura, de ouvir e sentir um poema, uma música...isto com o intermédio de artistas consagrados no modernismo brasileiro como: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Villa -Lobos , entre outros.
Vários fatores contribuíram para a realização da Semana de Arte Moderna. O principal porém, foi a chegada de Oswald de Andrade da Europa, totalmente encantado pelo movimento futurista de Marinetti¹ , que, assim como o Cubismo, Expressinismo e Dadaísmo, deram suporte para que a inovação da nossa arte, passasse do plano onírico dos artistas e pudesse ser também sentida por nós, pobres mortais.

E no especial de hoje, fiquemos com parte do que hoje é NOSSA arte: 




Um comentário:

  1. Oi Linny!
    poxa, perdi uma ótima oportunidade de participar da edição especial do dqt1p! Fui ao JAM ontem e aproveitei e dei uma entrada no Museu! Altas exposições! Esqueci o cell!

    ResponderExcluir

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...